sábado, 11 de julho de 2009

TECA: O MERCADO!



A produção mundial é de, aproximadamente, 3 milhões de metros cúbicos por ano, sendo que a maior parcela é consumida pelo mercado interno dos países produtores. O mercado internacional consome cerca de 500 mil metros cúbicos, mas a oferta ainda é muito menor que a demanda.
De acordo com análises de mercado, haverá aumento de demanda devido à melhoria no padrão de vida nos países em desenvolvimento. O decréscimo da oferta de outras madeiras tropicais que ocorrem em áreas naturais (como o mogno) e a conscientização ambiental dos consumidores, principalmente europeus, também são fatores decisivos para o aumento da demanda.

O mercado brasileiro também é visto como um grande potencial de consumo , assim como de produção. Afinal, o Brasil possui áreas adequadas para plantio de teca e uma floresta tropical para preservar.

Como é o Mercado ?

1) Maiores produtores: Indonésia, Mianmar e Sri Lanka.
2) Maiores importadores: Alemanha, Arábia Saudita, Austrália, Dinamarca, Emirados Árabes, EUA, Japão, Holanda, Itália e Reino Unido.
3) Hong Kong e Cingapura: centros de manufatura e reexportação da teca de Mianmar.
4) Índia e Tailândia: além de produzir, passaram a importar.

Referências Bibliográficas

“Avaliação do estado nutricional, crescimento de teca (Tectona grandis) e suas relações com os fatores de sítio do solo em plantios no sudoeste de Mato Grosso, a partir da análise de componentes principais”. (Dionei José da Silva, João Batista da Silva Ferraz, Manoel dos Santos Filho e Joselaine Solto Hall da Silva).

“Efeito da imersão prévia em água e períodos de aquecimento na viabilidade de sementes de teca”. (Sidney Fernando Caldeira e Sidnéa Aparecida Fiori Caldeira).

“Emergência de plântulas de teca, Tectona grandis L.F., com tratamentos pré-germinativos, em diferentes substratos”. (Sidney Fernando Caldeira e Elizandra Pedroso Vieira).

Sites pesquisados:
http://www.ufmt.br/agtrop/revista5/doc/06.htm (03/05/2003)
http://www.ufmt.br/agtrop/revista5/doc/03.htm (03/05/2003)
http://www.cpap.embrapa.br/agencia/congresso/Bioticos/SILVA-020.pdf (03/05/2003)
http://www.remade.com.br/ed64teca.asp (03/05/2003)

Crédito das Fotos:
http://www.comfsm.fm/~dleeling/botany/2000/vhp/pels_unk.html (27/05/2003)

FONTE: http://www.ipef.br/identificacao/tectona.grandis.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário