![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgjtn0N7Bb8ZqSYoQNGzpYEUBu91Nkuw7P-ciCI-Z3CbJMDw2dawFLS95WayMMbnh3EjX3zk29exwqXXPwd6xf6BDCXdNg3ny2m2KDtVP6ia67cya5eb3J7ZW6tjA1aFfQx8eOWk8e2i5EZ/s400/teca07.jpg)
A Tectona grandis, popularmente conhecida como Teca, é uma árvore de grande porte, nativa das florestas tropicais situadas entre 10° e 25°N no subcontinente índico e no sudeste asiático, principalmente na Índia, Burma, Tailândia, Laos, Camboja, Vietnã e Java. Devido a sua dispersão geográfica e à variedade de ambientes onde ocorre naturalmente, a teca é uma espécie de alta adaptabilidade com dispersão vertical entre 0 e 1300m acima do nível do mar, ocorrendo em áreas com precipitação anual de 800 a 2500 mm, e temperaturas extremas de 2°a 42°C, porém não resiste à geada.
A teca é cultivada desde o século XVIII, quando os britânicos demandavam grandes quantidades de madeira para construção naval. No sul da Ásia, a cultura de teca é tradicional, sendo a espécie cultivada em grande escala. Atualmente, a área mundial plantada excede os 3 milhões de hectares, incluindo, além dos asiáticos - maiores produtores -, outros países tropicais, como: Togo, Camarões, Zaire, Nigéria, Trinidad, Honduras e Brasil, entre outros.
Apesar de poder ser cultivada apenas em regiões tropicais, a madeira de teca é muito procurada (principalmente) no continente europeu, onde o preço por metro cúbico supera o do próprio mogno. Mundialmente, a teca é apreciada pela qualidade de sua madeira, bem como pela sua rusticidade.
CREDITOS PARA:
http://www.ipef.br/identificacao/tectona.grandis.asp
Nenhum comentário:
Postar um comentário